segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Iggy and The Stooges “I Wanna Be Your Dog” / “T.V. Eye”

Foi no ano de 1967 que nasce uma das bandas mais emblemáticas do rock de garagem, sendo também um dos principais precursores da cena punk.
Formados em Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos, por Iggy Pop (James Newell Osterberg), os irmãos, Ron e Scott Asheton, e Dave Alexander, os The Stooges eram classificados com uma sonoridade entre o protopunk e o rock de garagem. Após Iggy ter permanecido em bandas como os The Iguanas e os The Prime Movers como baterista, resolveu mais tarde formar os The Stooges, sendo a primeira actuação ao vivo da banda na universidade de Michigan. Devido à performance de Iggy em palco, numa conduta completamente frenética e totalmente primitiva, ganhando aí imensa reputação. Em 1968, Danny Fields da Elektra Records, encontrava-se em Detroit a ver um espectáculo ao vivo dos MC5, acabando também de assistir aos dos The Stooges, gostando imenso. Devido a esse evento, Fields, resolve fazer um contracto com a banda para a gravação de três álbuns. O primeiro saiu em agosto de 69, “The Stooges”, não sendo muito bem recebido perante a crítica e publico. Os primeiros singles, “I Wanna Be Your Dog” e “1969”, apenas colocaram o álbum na 106ª posição na Billboard. Com a ajuda de John Cale na produção, talvez por isso o realce das guitarras mais sujas e destorcidas de Ron Asheton, também outros temas destacavam-se neste excelente disco, como “No Fun” e “Ann”.
No ano seguinte – 1970 – foi editado o segundo trabalho dos The Stooges – “Fun House” – que contava com participação do saxofonista Steve Mackay, que conduzia a um registo com ambientes de jazz, mas de uma energia maníaca, não conquistando mais uma vez o público, mesmo contendo extraordinários singles como “T.V. Eye”, “Loose” e “1970”. Depois desse insucesso, a Elektra Records determina a não arriscar num terceiro álbum, rescendido o contracto com a banda. Em 1971, Iggy tentava livrar-se da droga e conhece David Bowie, na altura em que lançava “Ziggy Stardust”. Bowie tornando-se grande amigo de Iggy Pop, leva este e James Williamson para Inglaterra e resolve ajudar banda, conseguindo um contracto com a Columbia Records. Foi então a oportunidade de a banda regressar aos discos, novamente com a participação de Ron e Scott Asheton. “Raw Power” é então lançado em 1973, assino por Iggy and The Stooges, contendo os singles “Search and Destroy” e “Gimme Danger”, sendo recebido melhor que os anteriores. Mesmo assim não foi o suficiente para aguentar a banda junta por muito mais tempo, terminado no ano de 1974.
Iggy Pop junta-se como músico ao lado de David Bowie, seguindo depois por uma carreira a solo em 1976, sendo “Idiot” e “Lust for Life”, ambos de 1977, os seus primeiros e aclamados discos. James Williamson ainda se junta as Iggy para liberar o álbum “Kill City”, enquanto aos irmãos Asheton seguem por outros projectos musicais.
É importante ainda aqui referenciar outros magníficos discos de Iggy Pop a solo, como “Blah Blah Blah” (1986), “Brick by Brick” (1990), “American Caesar” (1993), e num registo bem diferente, dentro do jazz o “Préliminaires” (2009).
Em 2003 é o regresso anunciado de Iggy and The Stooges ao activo, apenas com um novo integrante Mike Watt no lugar de Dave Alexander, músico que viria a morrer em meados dos anos 70, com um edema pulmonar. Após inúmeros concertos, é lançado em 2007 um novo álbum, “The Weirdness”, pela Virgin, estando na sua produção Steve Albini.
Em 2009 é anunciada a morte de Ron Asheton devido a um enfarte, mas Iggy continua a querer manter o legado vivo, com concertos e ainda com um possível disco de originais.
Iggy Pop continua ser um divulgador e uma das maiores referências do punk e do rock, influenciando inúmeras bandas e músicos, Ramones, Sex Pistols, Black Flag, Sonic Youth, Red Hot Cilli Peppers, Joy Division, Alien Sex Fiend, e entre outros.
Em 2010, os The Stooges ainda tiveram direito a estar no passeio do Rock and Roll Hall of Fame.

Para recordar “I Wanna Be Your Dog".


E ainda “T.V. Eye”.




Sem comentários: