segunda-feira, 11 de março de 2013

Nick Cave and the Bad Seeds “Push the Sky Away”


Já com 40 anos de carreira, permanece a criatividade e a elegância imponente na música de Nick Cave, que em fevereiro lançou “Push the Sky Away”, o 15º álbum pelos The Bad Seeds. Nestes últimos tempos o músico australiano teve mais ocupado com o seu mais recente projecto – Grinderman – seguindo pelo rock n’ rol mais alienado e selvático, um humor muito diferente do que fez nos Bad Seeds, estando mais perto dos The Birthday Party, uma das suas primeiras bandas. A verdade é que não ficou só pelos Grinderman, Cave junta-se a Warren Ellis para construir algumas bandas sonoras, sendo a última – Lawless – lançada o ano passado.
Cave tem tendência de regressar à fase mais melancólica dos Bad Seeds, a impulsionar um ambiente mais dramático, romântico e sensível, enquanto ao anterior álbum, “Dig, Lazarus, Dig!!!” (2008), um pouco discrepante dos registos anteriores, adoptou por um som mais fervilhante, abrasivo, replecto de ruído e intenso, talvez ainda dominado pela atmosfera dos Grinderman.
Produzido por Nick Launay, “Push the Sky Away” é o primeiro álbum gravado sem Mick Harvey, um dos fundadores dos Bad Seeds. Nick Cave e Warren Ellis são agora a principal estrutura da banda, renovando e intercalando novas texturas, mas nunca suspendendo a sonoridade familiar e perversa dos Bad Seeds. Barry Adamson é outra das surpresas neste disco, regressando à banda depois de Your Funeral… My Trial” (1986), o último trabalho em que o músico participou.
Em “We No Who U R”, ouvimos Cave a cantar “and we know who you are, and we know where you live, and we know there’s no need to forgive again”, muito perto da musicalidade de "Your Funeral, My Trial". “It''s darker and closer to the end” vem de “Wide Lovely Eyes”, uma das músicas mais assombrosas do disco, enquanto “Water’s Edge” intimida-nos para um lugar mais sinistro, a rebuscar o ambiente dos primeiros álbuns.“Jubilee Street” é dramático e belo, destacando a guitarra de Ellis e o violino. “Mermaids" é o mais humorado, mas também o mais obsceno, uma canção de amor e um lamuriar romântico sobre a ausência de um lugar mítico na vida espiritual do Ocidente. Instantaneamente tenso, “We Real Cool”, através de um violino e um baixo vibrante, absolutamente emocional. O blues de “Higgs Boson Blues”, um dos melhores momentos do álbum e o sereno “Push The Sky Away”, tema lindíssimo mas amargurado.
Acreditem, é um álbum fantasticamente belo!!

Tracklist:

01. We No Who U R
02. Wide Lovely Eyes
03. Water’s Edge
04. Jubilee Street
05. Mermaids
06. We Real Cool
07. Finishing Jubilee Street
08. Higgs Boson Blues
09. Push The Sky Away

Nick Cave and The Bad Seeds “Push the Sky Away” (Bad Seed Ltd.) – 9/10

“Jubilee Street” é o segundo single, uma canção e um vídeo maravilhoso, dirigido por John Hillcoat.

2 comentários:

Carlos Branco disse...

é um excelente album e essa música, banda sonora para qualquer filme de bom estilo.

Spark disse...

Concordo! Ou seja, acho que todo o disco daria uma excelente banda sonora, principalmente indicado para as histórias caveanas.

Abraço ;)